segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

De ser mãe ou pai todo mundo tem um pouco

Entre as coisas mais interessantes de ser pai está o fato de todo mundo ser um pouco também. É como no futebol onde somos todos técnicos e entendidos no assunto. E assim a cada nova conversa surge uma nova série de dicas, incluindo de pessoas que você nunca viu.

E assim começa o faz isso, faz aquilo. Uma receita para a mãe dormir melhor, para o pai não se estressar, o que pode e não pode comer, o que tomar, o que não tomar, para todas as situações há alguém (ou melhor, alguéns!) dando pitaco. E assim acredito que será a vida inteira.

O brasileiro tem essa mania no sangue. É todo mundo entendido de tudo e todo mundo dá pitaco em tudo. Basta conversar sobre futebol e verá que todos deveriam estar na seleção. Se não gosta de futebol, converse sobre medicina. Melhor fale em emagrecer e ouvirá desde dietas milagrosas até remédios que matam.

Na gravidez funciona igualzinho. Pessoas que nunca foram pais, mães, nunca engravidaram, algumas sequer tiveram contato com bebês estão sempre dispostas a darem suas dicas e opiniões. Pior, há aqueles que você sabe que não foram felizes ao serem pais (basta ver os filhos mal educados) querendo te ensinar.

Mas como disse minha irmã Ana Elisa, ao dar as dicas dela, o segredo é focar. Enche o saco todo mundo dando pitaco e levar todo mundo a sério é motivo suficiente para pirar. Então foca. Escolhe uma ou duas pessoas e escute apenas elas. Ou melhor, até escuta todo mundo, mas não leva todo mundo a sério.

Afinal, de ser mãe ou pai todo mundo tem um pouco.

2 comentários:

  1. Lá vou eu dar meu pitaco, Tadeu: mais do que ouvir o que todo mundo fala e tentar seguir tudo o que se lê, os pais tem que sentir o momento/a situação e dar atenção à própria intuição, pois essa é a melhor escolha. Pelo menos eu tenho sentido isso como mãe: tantas dicas e conselhos de todos os lados enchem a paciência e acabam atrapalhando e ao final a gente aprende a ser pai e mãe com a experiência do dia-a-dia. Só com a prática mesmo. :-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu pitaco Dani. Com certeza esse é um dos que merecem ser ouvidos e guardados. =)

    ResponderExcluir