segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bom senso: cadê?


Aí que você tem uns minutos de folga, ignora a pilha de roupas pra passar e vai fuçar na internet. E nesses minutos você lê muito- eu pelo menos leio. E nessas leituras você vê muita coisa interessante e muita variação... Porque né?! De gente louca o mundo tá cheio.

Quando eu falo louca é num sentido bem único. Não louca de sair correndo sem roupa na rua; nem louca presidente do MLFC... Mas louca de literal. De ler/ver alguma coisa e levar aquilo MUITO ao pé da letra. Nega que pega uma filosofia/corrente/whatever X e leva aquilo como se fosse o Corão e fosse arder no mármore do inferno caso saia uma vírgula fora. Do tipo: bom senso, não temos.

Porque né? quando se trata de crianças e de como cuidar/educar tem de tudo e pra mim é uma coisa muito particular. Já começa que se cada um tem suas particularidades e individualidades, porque raio isso seria diferente com uma criança? Não seria né? Pois bem.. o que funciona para mim pode não funcionar pra você mas pode funcionar para outro. 

Outro dia dei uma super-dica-genial-que-com-certeza-vai-funcionar para uma mãe e não funcionou. Normal né meu povo... pro Joaquim deu certo mas pro Fulano não. Paciência. 'Cest la vie.

O problema - para mim é um problema - é que muita gente não vê as coisas desse jeito.. e acha que as regras são universais e devem ser seguidas. Então se alguém fala que não pode isso e só pode aquilo tem que ser assim. Pára né?! Quer dizer que seu filho só vai se desenvolver se tiver uma casa adaptada a ele? ou uma caixinha de surpresas? ou se tiver um andador? ou isso ou aquilo? Muito louco acreditar nisso.

Há sim, diversas correntes, ensinamentos, filosofias... tá tudo aí em livros, revistas e internet para quem quiser ler e conhecer. Tem também a sabedoria popular, os conselhos de mãe, pai, avó... nada disso é 100% verdade ou 100% eficiente. Ninguém conhece seu filho melhor que você - pelo menos por enquanto - então sente oq ue faz ele feliz ou não... sente as necessidades. Se você acha que o método X é bacana, use-o.. mas adapte a sua realidade, a o que você pode, a o que ele gosta. Impor por impor não funciona. 

Pelo menos eu acho isso. Sou estranha?

use sem moderação

Um comentário:

  1. E é aí que sempre digo a todas as futuras mamães, principalmente de primeira viagem,que escolham uma 'voz da razão' para seguir, tipo a mãe ou a avó e ignorem o resto. Porque dicas e orientações virão de todos os lugares, se vc não selecionar, fica doida...

    ResponderExcluir