sexta-feira, 21 de junho de 2013

Para você entender o que está acontecendo – #protestomaterno


Estava aqui pensando Joaquim, como te explicar o que está acontecendo aqui no Brasil. O porque a mamãe tirou do seu desenho sem grandes explicações e colocou num canal com um monte de gente na rua – o que a princípio você achou ruim, mas depois, pela quantidade de gente e luzes achou interessante, afinal, adora um "tumulto". Explicar porque a mamãe foi para as ruas com mais um monte de gente – inclusive você, que viu a movimentação na rua e pediu para descer –  e porque raios tem uma fralda de pano sua pendurada na sacada.


Então... é difícil e ao mesmo tempo fácil, e definitivamente complexo. Começou com um aumento de passagem, e com uma reação exagerada da polícia que não esperava nada disso. Por sinal, isso é uma coisa que você vai ver muito, ainda mais frequentando estádios de futebol: tem sempre alguém procurando encrenca e sempre alguém disposto a descer o cassetete. Mas voltando...

Começou assim. Sabe quando a sua banheira está cheia e você dá um tapa e voa água para fora? Pois foi isso. Está todo mundo cansado de um monte de coisas há tempos mas por N motivos que não vem exatamente ao caso agora acabaram deixando para lá. Vivemos – ou vivíamos – em uma geração relativamente acomodada, que reclama mas não faz nada para mudar. Acha – ou achava – que isso não pode, isso não dá, mas só xingava muito no twitter e dois dias depois estava tudo bem. Por esse motivo que acharam que seria um dia de protesto e só. Mas não foi. Foi uma semana, e pelo jeito será até mais.

Há quem diga que as causas de pedir estão fora de contexto, que há coisas que já deveriam ter sido levantadas antes, ou ditas antes, mas que aproveitaram agora para despejar tudo de uma vez. É como quando você quer carregar trinta coisas de uma vez e cai e a mamãe diz para ter calma. Que uma coisa de cada vez. Pois é mais ou menos isso. Mas não só isso.

Resumindo muito, as pessoas estão lutando por um país melhor para elas, para nós, para você e a sua geração. E as próximas. Coisas como saúde, educação, transporte: tudo isso não está bom não filho. E sabe, são coisas garantidas – ou que deveriam ser garantidas – para todo cidadão. Você deveria poder ter uma escola boa, um hospital bom, um ônibus decente para fazer o que precisa sem ter que pagar o olho da cara por isso. Para isso que tem os impostos. Impostos? Bom, é um tanto de dinheiro que a gente paga para o governo para ter essas coisas que deveriam ser garantias. Confuso né? Pensa assim: você pode mamar sempre que quer não né? Para ter leite a mamãe precisa descansar e se alimentar. Pense que a mamãe passasse o dia comendo e dormindo e não te desse leite quando você precisasse?  Ou quando você caísse e se machucasse não ganhasse um abraço? Injusto né? Pois é isso que acontece. Só que em proporções maiores e atingindo mais um monte de gente.

É mais ou menos – bem mais ou menos –  isso o que está levando as pessoas para as ruas. Querer um futuro e um presente melhor. Querer que essas coisas que o povo deveria ter, ter de verdade. Sem mentirinha, sem enganação. Tá todo mundo cansado de ser enganado e por isso está gritando: para ser ouvido. Igual quando você chora. Para você resolve: sempre vai alguém te socorrer. Resta saber se vai resolver também para todos nós. Por isso lutamos.


PS- Esse post faz parte da blogagem coletiva #protestomaterno, que foi a maneira que as mães blogueiras encontraram para fazer parte da onda de protestos que tomou o Brasil. Porque mãe não entende só de fralda! Mãe entende do futuro dos seus filhos e quer o melhor para eles! Vem com a gente! Ajude compartilhando, escrevendo, divulgando os links e acompanhando pela tag #protestomaterno ! Vamo que vamo!

PS2- Domingo que vem, dia 30, terá a Marcha das Crianças na Lagoa do Taquaral aqui em Campinas, uma maneira pacífica e gostosa de nossos filhos (e as mães/pais) fazerem parte desse movimento de protesto e mudança. Mais detalhes aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário