terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mãe-Polvo? Really?

Aí que rola uma lenda de que você mãe tem que ser polvo. Na verdade essa máxima é de que você mulher deve ser polvo.

Mas tem mesmo? Quem disse?

Ok que sua vida muda, que cuidar de um pequeno demanda mais atenção, tempo e cuidado. Mas e por conta disso você tem que cuidar do filhote, ter a casa limpa, um blog atualizado e ainda acabar o dia penteada e de unhas feitas? Por muito tempo eu pensei isso. Que eu tinha que dar conta de tudo e mais um pouco e quando o namorado chegasse em casa - que estaria um brinco - eu estaria de banho tomado e sorridente com um lindo risoto na mesa.

Chorei, esperneei, chorei de novo, gritei, desabafei com as amigas, chorei com a mãe, chorei com o namorado, me senti o cocô do cavalo do bandido e ai eu cansei. E percebi que OI? não preciso ser super mulher. Simplesmente porque não dá, um beijo.

Então eu mudei. Mudei o lugar que eu sento no sofá para quando o Joaquim estivesse mamando eu não enxergasse a poeira embaixo da cama. Mudei e desisti de ter a casa um brinco 100% do tempo. Um dia a gente varre, no outro passa a roupa, no outro faz um bolinho. E tá ótimo. Joaquim tá aí vivo pra contar.

Não é o ideal? Sei lá o que é ideal meu povo. Não dou nem conta de fazer as unhas, quem sou eu para dizer o que é ideal ou não? A real é que é isso que tem pra agora.

A real, de verdade, é que essa tal mulher polvo não existe. Assim como a mãe polvo é mito. Fazemos mais de uma coisa ao mesmo tempo? Sim, fazemos podemos.. porque rola uma capacidade para isso. Mas isso é uma obrigação? Nah. Longe disso. Se você quer se matar para ser mãe, dona de empresa, empreguete e madame tudo junto e misturado, boa sorte. Mas de verdade? Nada disso nunca será 100%. É igual disse a Nina Lemos nesse texto genio (Instagram da Depressão) de que não dá pra ser tudo.

Então para de querer ser a supra sumo do mundo e vai ser feliz.

Mulher Maravilha é só aquela do desenho. Nós, mães, somos gente normal com um pouquinho mais de paciência. E só.



Um comentário:

  1. Adorei a idéia de mudar o lugar de sentar no sofá! vou tentar amanhã....

    ResponderExcluir